Real acordou no passado Sábado ao som do Grupo de Bombos e Gaitas de foles de Galegos Penafiel que percorreram alguns dos lugares mais populosos da freguesia.
Simultâneamente a Rádio Regional de Arouca realizou em directo do Adro (local do certame) um programa de folclore para todo mundo.
Pelas 14:ooh Filipe Valente na qualidade de Presidente da Junta de Freguesia, fez a abertura da Mostra num discurso de orgulho realense, agradecendo a todos os expositores, colaboradores e visitantes o êxito das duas edições e apelando à união em nome da continuidade.
O Presidente da Câmara Municipal, Dr. Gonçalo Rocha também ele um realense de gema, usou da palavra para enaltecer a iniciativa, elogiar a comissão organizadora e manifestar a vontade de continuar apoiar dentro das possibilidades a realização do evento
Findo os discursos teve lugar a habitual visita aos stands presentes, acompanhada da respectiva entrega de certificados de presença e como não podia deixar de ser a prova dos vinhos e petiscos... de fazer criar água na boca!!
Por esta altura já o Grupo de Animação Arco - Íris coloria ainda mais uma tarde bonita que São Pedro reservou em especial para Real. O Insuflável não parava, as crianças de face pintada e balão na mão corriam e saltavam pelo recinto distribuindo sorrisos e alegria. Os adultos ora visitavam o artesanato, ora se refugiavam nos comes e bebes .
No final da tarde realizou-se um Workshop na Sala da EB1 sob a temática "como provar vinhos", permitindo a todos os interessados adquirir alguns conhecimentos nessa área.Às 21.30 h entrou o Grupo de Concertinas Amigos de Castelo de Paiva que circulando por todo o recinto da Mostra, incendiaram o povo com um reportório popular recheado de desgarradas bem ao gosto de todos.Pela 22:30h subiram ao palco o Duo Dança + conquistando de imediato o publico para um bailarico animado que durou até as 2h da manhã... fechando ao rubro o primeiro dia do certame.Depois da grande enchente de Sábado, esperava-se um Domingo ainda mais lotado, tal como veio a acontecer.
São Pedro voltou a ajudar com um dia bonito de primavera, às 14:oo o Adro encontrava-se repleto de gente que chegava de todo lado. Gente de Real, Castelo de Paiva, Arouca, Cinfães, Feira, Marco, Penafiel, Vale de Cambra, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis, Grande Porto, Espinho ....
Logo na reabertura os Ponklinos lá do alto das suas andas e girafas em passos arriscados de equilíbrio e malabarismos, deram o mote para uma tarde de grande animação... o Grupo Arco - Íris não tinha mãos a medir nas pinturas e no Insuflável, os visitantes apreciavam os produtos rurais e artesanato por entre pingas e petiscos.
15:00h as crianças do Centro Social de Real entraram em cena cantando e encantando com canções populares infantis.
Seguiu-se a participação da Sala de Convívio da mesma instituição com danças e canções de antigamente.
Por volta das 16:00h foi a vez do Grupo de Linho de Real, reavivar as memórias por entre cantigas e tradições de outros tempos.
16:30 o Grupo de Concertinas Amigos de Castelo de Paiva voltou a incendiar o evento num constante movimento por todos os cantos da Mostra. 17:30 os Ponklinos apresentaram um espectáculo de magia, malabarismo e equilibrismo para alegria das crianças e dos adultos.
18:00h As Concertinas Amigos de Castelo de Paiva arrancaram para uma maratona de musica que só terminou quando o povo arredou pé.
Foi sem duvida um fim de semana inesquecível, com muita alegria, animação e civismo.
Parabéns à Junta e Assembleia de Freguesia de Real pelo evento.
Parabéns a todos os realense, expositores e colaboradores...Quinta da Mota, Quinta dos Vilas, Vinha da Quintã / Talho Fernando Paiva, Quinta Encosta de Real, Vinho do Salgueiral, Quinta do Cadabulho, Quinta da Arroteia, Quinta Casa da Vila, Quinta do Sorrego, Quinta do Tapado, Centro Social de Real, Centro Social e Cultural de S. Gonçalo de Nojões, comissão de Festas da Senhora da Saúde, Comissão de Festas de Santa Marinha e Santo António, Arco Íris Animação de Rua, Associação de Defesa do Rio Sardoura, Lina da Vila, Bazar Sete Estrelas, Esculturas Manuel Silva, Licores da Nossa Terra, Oficina Sidero-Técnica, Conceição Mota, Conceição Paiva, Graça Rocha, Paula Rocha, Artesanato Fatinando, Talho Paivense, Cestaria de Real, Restaurante David e Real Atlético Clube, entre outros participantes.
Obrigado à Câmara Municipal pelo apoio.
Obrigado aos meios de comunicação presentes, Rádio Regional de Arouca, Paivense fm, Radio Clube da Feira e blog TSMVLusitana pela cobertura e divulgação do Evento.
Marçal - Real Cantinho Especial