Real - Nevão de 9 de Janeiro de 2009
Se há coisas que não se esquecem esta é com certeza uma delas.
Os mais velhos, do alto da sua sabedoria, lá iam comentando... se o tempo continuar assim vai cair um Nevão daqueles...
Meu dito meu feito para rejubilo dos mais novos eis que começa a nevar.
Electrizadas perante tão belo fenómeno da natureza, as crianças não paravam de gritar, cantar, dançar, pular, saltar...enfim só visto.
Alguns aproveitaram a oportunidade para realizar batalhas de torrões de neve, outros para construir bonecos de neve.
A escola encerrou e a dimensão do nevão acabou por ditar um regresso a casa antecipado.
O Centro Social de Real, responsável pelos transportes, reuniu de emergência e resolveu começar os transportes logo a seguir ao almoço. Porém o excesso de neve nas estradas não permitia a circulação das carrinhas pelo que ouve necessidade de recorrer a veículos de tracção as 4 rodas de alguns amigos e dos Bombeiros.
No final da tarde após muita adrenalina, muita preocupação e muitos telefonemas de pais e familiares das crianças com o coração nas mãos, lá chegaram os nosso meninos a casa... felizes e cheios de peripécias para contar.
Deste dia ficará para sempre nas nossas retinas uma imagem de uma terra mais bonita ainda quando coberta de branco...
vejam as fotos do slide em cima.
Temporal de Fevereiro de 2010Foi em Fevereiro de 2010 que caiu sobre a nossa terra, uma forte tempestade com ventos atingir rajadas muito acima dos 100 km por hora.
Nesse dia a Natureza metia medo arrancando árvores de grande porte e levando telhados pelo ar. Foram muitos os prejuízos no entanto, Graças a Deus, não houve perdas humanas.
Depois das tempestades vem a bonança... nessa altura sai à rua e captei alguns vestígios do acontecimento.
Caminhada da ADRS
A ADRS(associação de defesa do Rio Sardoura) no ambito da sua existência (defesa e divulgação de todo o vale do Rio Sardoura), tem vindo a organizar diversas iniciativas entre elas caminhadas ao longo do nosso Rio.
Esta realizou-se a 2 de Novembro de 2008 entre o lugar da Amieira e o lugar das Travessas num dia muito agradavel. A afluencia foi muito baixa, mesmo assim cativou alguns amantes destas causas que se deslocaram do grande Porto prepositadamente para conhecer a Rio e a associação que o defende.
A caminhada decorreu num clima de descobertas, troca de conhecimentos e muito boa disposição, terminando num magusto de confraternização que deixou plenos de satisfação os participantes e a organização.
Real cantinho especial incentiva a ADRS a continuar esta iniciativa e disponibiliza-se a divulgar sempre que necessário as suas acções.
Aqui fica a nossa cobertura fotografica da iniciativa...